sábado, 13 de fevereiro de 2016

Dicas para ler mais

Eu sou uma leitora assumida! Quero dizer, sempre estou lendo e não gosto de ficar muito tempo sem um livro por perto. Já li quase todos os estilos, diversos autores e sempre encontro alguma história nova que me deixa pensando por um tempo.

Porém, acho que sou uma exceção nos dias de hoje. Boa parte dos meus amigos e conhecidos lê pouco e quem se arrisca nos livros acaba se restringindo apenas aos "best-sellers" e livros da "moda". Nada contra, pelo contrário, leitura é algo bom e precisa ser incentivada.

Então se você gosta de ler, mas acha que não consegue melhorar seu ritmo e nível de leitura ou se você começa a se dar conta de que ler é importante, veja algumas dicas que podem te ajudar:

1 - Comece lendo aos poucos.
Se você não lê há um tempo ou ainda não tem esse hábito, comece devagar, com livros mais leves e não muito grandes - não é uma boa ideia começar com Game of Thrones, por exemplo. Apesar de ser uma boa história, os livros são irmãos das Barsas e o conteúdo não é nem um pouco tranquilo.

Pense em que tipo de histórias você gosta de ler e procure livros nesse estilo. Pelo fato de serem assuntos que te interessam, a probabilidade de começar a ler e achar outras obras no mesmo estilo são maiores.

2 - Procure indicações de boas obras
Sabe quando você tá meio sem ideia do que ler? Então, nessas horas é sempre bom ter um amigo que também gosta de books e que conhece outros estilos diferentes dos teus. Aproveite e peça indicação sobre outros livros bons. 

Se você já tem alguns livros em casa, troque com alguém: empreste algum e pegue outro que te interesse - só não se esqueça de devolver porque ninguém merece livro que vai e nunca mais volta :(

3 - Garimpe livrarias e sebos
Lugares em que passo horas sem perceber: livrarias e sebos. Começo a ler sobre um livro e acho outro legal, que me chama a atenção para outro... o problema é ter dinheiros e espaço pra guardar tudo o que eu quero comprar. 

Tudo bem, ainda vou ter uma sala gigantesca só pra por essas coisas fofas! Mas o bom de livrarias é que tem livros novinhos, últimas novidades. O bom de sebos é que tem livros novinhos, livros antigos, raridades, títulos bem diferentes e preço bem mais em conta.

4 - Anote o que ler
Eu gosto de fazer uma lista com os livros que leio em cada ano - geralmente coloco uma meta e numa folha de papel já faço a numeração até lá e depois só vou completando, quer dizer, eu fazia isso, hoje tá me faltando esse empenho todo. Mas ver a lista crescendo aos pouquinhos me motiva a ler mais e fazer ela ficar ainda maior!

Algumas vezes eu anoto livros que ainda pretendo ler, mas não tenho muitos assim, porque ia ser difícil conseguir colocar tudo no papel. Quem gosta de rede social, a indicação é o Skoob, onde é possível ler resenhas de livros e marcar aqueles que já foram lidos, que ainda serão, que foram largados e abandonados etc.

5 - Abra sua visão
Leitura não é só para livros. Vale para artigos científicos, reportagens, blogs, revistas etc. Quanto mais você ler, mais motivado a ler ficará, mais assuntos e argumentos terá para conversar com as pessoas e poderá formular sua própria opinião para várias situações.

Independente do que você acha sobre determinado tópico, sempre é bom ouvir uma opinião contrária ~nem que seja pra poder criticar depois~.

A leitura nos torna mais críticos com relação ao mundo, fornece melhores argumentos e nos capacita a defender nossas ideias. Quanto mais pudermos investir nessa área, maior será o retorno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...