terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Organização em dicas simples

Uma coisa que eu precisava mudar era minha forma de organização. Apesar de ter tudo sob relativa ordem, nunca conseguia fazer tudo o que me propunha e as coisas iam se acumulando até que eu explodia e jogava tudo pro alto. O ciclo foi se repetindo quase infinitamente...

Quase. Porque comecei a pesquisar sobre organização na internet e li um monte de ideias, teorias e dicas, mas não conseguia colocar em prática. Até que achei duas coisas que estão me ajudando a ser mais organizada.

Lembrando que organização nem sempre é deixar algo bonito, mas funcional e prático. Pensando nisso e em algumas situações que precisava organizar, comecei a praticar essas duas dicas:

- Organizando em 15 minutos:
Eu não uso timer para marcar o tempo, mas vou controlando pelo relógio mesmo. A ideia é marcar 15 minutos para fazer uma determinada tarefa, por exemplo: guardar a bagunça espalhada pela casa. Nesse tempo vou guardar e organizar o que foi possível. Quando terminar o prazo, eu paro também.

É claro que nem sempre a tarefa será terminada dentro desses quinze minutos, e serão necessários outros vários tempos como esse para deixar tudo em ordem. Mas vale lembrar: não ficou bagunçado de uma hora para outra, então não vai ser organizado assim também - porque a ideia não é só tirar a bagunça de vista, mas realmente achar um local para arrumar tudo, ou seja é preciso pensar e ter estratégias para finalizar a organização.

Eu uso esses 15 minutos para abrir meus e-mails. Tenho mais de 2000 sem ler (desde muito tempo atrás) e marco no relógio esse tempo e abro quantos e-mails consigo. Minha caixa de entrada não ficou assim de um dia para o outro, não ficará vazia logo então, mas pelo menos já está diminuindo os e-mails por ver.

(E além de abrir, eu já encaminho ele para algum lugar: ou será arquivado, respondido ou deletado. Ou seja, fico realmente livre do e-mail).

- Leva mais de dois minutos?
Um dos meus problemas era deixar tarefas pequenas para serem feitas depois e elas se acumularem e eu perder muito tempo para conseguir colocar tudo em ordem.

Comecei, então, a pensar sempre que queria procrastinar alguma tarefa:

"Isso vai levar mais de dois minutos?"

Se a resposta for não, eu já resolvo e fico feliz, mesmo contra minha vontade. Uma coisa a menos.

Mas se a resposta for sim, procuro pensar em como posso adiantá-la ou resolvê-la depois com calma.

É claro que ainda estou me habituando a essas dicas, mas tem me ajudado muito e é por isso que estou dividindo com vocês. Embora eu falhe algumas vezes, as alegrias em acertar e ver o progresso é maior e não me deixa desistir :)

Essas dicas estão baseadas no método GTD (Getting Things Done - Fazendo as Coisas Acontecerem, numa tradução liberal) e foram vistas no Vida Organizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...