domingo, 28 de agosto de 2016

O Monge e o Executivo - James C. Hunter

"Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros lideres.Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros.É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor."

Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Ano: 1998
Páginas: 139

A OBRA
John é líder em uma empresa, mas sua posição e reputação estão abaladas. É técnico em um time e a história é a mesma. Em casa, não poderia ser diferente: problemas com os filhos.
Sua esposa, Rachel, decide leva-lo a um mosteiro para um retiro de uma semana, achando que isso o ajudaria a lidar melhor com as situações que vinham ocorrendo. Mesmo a contragosto, decide aceitar o convite. Meio cético quanto ao que poderia aprender, John descobre que lá está o lendário Leonard Hoffman e se propõe a aproveitar aquela semana ao máximo – mesmo achando que tudo está excelentemente bem em sua vida.
Longe de tudo, com a companhia de Simeão (o novo nome de Len) e num ambiente tranquilo, John começa a rever muitos de seus conceitos. A semana se passa com aulas todos os dias junto com um grupo de outras 5 pessoas e todos contribuem com suas experiências, conhecimentos e expectativas.
Hunter consegue trazer lições valiosas sobre liderança e sobre a vida de maneira simples e envolvente. Em poucas páginas, mostra que a liderança tem mais a ver com quem você é do que com o que você faz.


MINHA OPINIÃO
Já tinha ouvido falar muito desse livro (daqueles que “não se pode deixar de ler”) e decidi dar essa chance a ele. E não me arrependo.
Fiz MUITAS anotações sobre a obra e consegui desconstruir alguns paradigmas que tinha sobre esse assunto de liderança. Hunter foi objetivo e procurou não fazer apenas um livro com as dicas em tópicos, mas contextualizou tudo e trouxe diversas citações, autores e exemplos.
A única parte que não gostei foi a construção do enredo. Quero dizer, achei as personagens fracas, até certo ponto forçadas demais (como no caso do sargento e da enfermeira – um por ser cético e crítico demais e outra por ter uma sabedoria que me fez perguntar porque ela estava ali, anyway...).
É inquestionável que o livro ensina muita coisa, porém em alguns momentos quis jogar ele longe, simplesmente porque algumas cenas me soaram muito irreais. Alguns discursos ficaram extremamente chatos e outros “interessantes” demais.
Indico o livro? Sim, com certeza. Aprendi demais e achei que os conhecimentos passados são válidos, valiosos e necessários. Porém, acho que ficaria melhor se a forma como tudo foi passado fosse diferente.
De qualquer maneira, é um livro excelente para quem quer ser um excelente líder, pois ensina a lidar consigo mesmo e a ver a liderança como uma responsabilidade enorme de influenciar pessoas e ajuda-las a suprir suas necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...