sábado, 3 de setembro de 2016

A Seleção - Kiera Cass

"Não queria ser da realeza. 
Não queria ser Um.

Não queria nem tentar.
Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar algumas coisas nela desejaria ter apenas um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma..."

Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano: 2012
Páginas: 357

A OBRA
A Seleção é o primeiro livro de uma série com cinco volumes sobre o reino de Illea, que seria o território dos Estados Unidos após a Quarta Guerra Mundial. Neste reino é tradição que o príncipe ao completar 19 anos escolha sua futura esposa através de uma Seleção, na qual 35 garotas do reino são apresentadas ao príncipe e passam por diversas situações a fim de serem testadas para ver se estão ou não aptas a serem princesas.

Illea é composta de diversas províncias e tem um sistema de castas, onde cada casta é responsável por uma determinada tarefa na sociedade e não é recomendável que haja “mistura” entre essas castas.

Assim, na escolha das jovens para a Seleção do príncipe Maxon há muitas jovens Dois, Três, algumas Quatro e quase nenhuma Cinco, exceto por America Singer, a narradora da história.

America se inscreve na Seleção obrigada e não se vê capaz de ser princesa – na verdade ela nem quer ser, porque ainda está apaixonada por seu ex-namorado, Aspen, que deixa na província da Carolina.

A concorrência para ser a escolha de Maxon é grande e cada vez mais America decide não lutar, mas apenas aproveitar ao máximo seu tempo no palácio. Até que Maxon começa a se aproximar mais e a distância de Aspen começa a diluir seus sentimentos por ele.

Maxon faz vários cortes de jovens e no fim do primeiro livro restam apenas 6 garotas, aquelas que formaram a Elite da Seleção.


MINHA OPINIÃO
Eu A-M-E-I o livro. Geralmente não gosto de livros "modinhas" e estava decidida a não ler esse também, ate´que achei grátis na internet um dos contos da Seleção, o Príncipe (que falarei em outro post), e fiquei MUITO curiosa para ler a história.

Decidi fazer uma pequena loucura e comprei os quatro livros até então disponíveis de uma vez só. Li a Seleção em pouco mais de 24 horas, porque tinha algumas coisas para fazer.

Quero dizer, Kiera Cass tem um jeito envolvente de escrever a história e faz você querer ler tudo logo para saber o que vai acontecer.

Desde o começo torci por América e sempre amei Maxon, mas Aspen nunca me desceu. Por que? Não sei. Apenas não gosto dele e de Celeste, outra das competidoras.
   
Uma das coisas interessantes na série é na construção das personagens. Todas aparecem bem definidas para o leitor, com seus medos, anseios, desejos etc. Especialmente, nossa protagonista America. Isso é tão evidente que boa parte das pessoas que converso que leram a Seleção querem bater na ruiva porque às vezes é meio orgulhosa e teimosa.

Enfim.

Fiquei muito satisfeita com o livro, porque há tempos não achava uma obra assim, que me envolvesse tanto. O romance de America e Maxon começa tímido e despretensioso (porque America está indecisa), e mesmo assim é lindo ver como ela é corajosa, justa e sabe tratar as demais pessoas, como suas criadas. 

Assim como é lindo ver Maxon sempre se esforçando por agradá-la e não deixar transparecer toda a pressão que ele sente do pai.

O bacana do livro é que além do romance, tem uma trama política e um pouquinho de ação, principalmente nas "provas" que as meninas passam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...